Uma tradução literal para a lingua portuguesa do post feito pela BMC.
Com as novas exigências sobre os negócios, mais peças móveis do que antes e a necessidade de rapidez de entrega sem sacrificar a qualidade e a segurança, as antigas formas de gerir e utilizar a tecnologia só vão até certo ponto.
É necessária uma nova abordagem – uma abordagem que seja em tempo real, intuitiva, automatizada, segura, aberta e – muito provavelmente – que dependa de serviços multi-cloud para a ativar. As empresas tradicionais devem evoluir as práticas e os processos através da transformação digital para se manterem competitivas.
Então, o que é exatamente a transformação digital? E como pode a empresa moderna conseguir isso?
Compilámos um guia completo sobre a transformação digital para o ajudar a compreender o que é, porque é crucial e como as organizações podem fazer uma transição bem-sucedida para a mesma. Este guia irá cobrir:
- Transformação digital
- 3 domínios de DX
- Estratégia DX
- Melhores práticas de DX
- E mais
Vamos começar !
O Que é a Transformação Digital?
Por vezes abreviada para DX, a transformação digital é a integração da tecnologia digital em todas as áreas de negócio.
Embora isto possa parecer bastante simples, a transformação digital é muito mais do que uma integração direta da melhor e mais recente tecnologia no local de trabalho. Em vez disso, é uma mudança completa de cultura e mentalidade na forma como uma organização opera e acrescenta valor aos clientes.
A transformação digital descreve as formas dramáticas como as empresas estão a mudar e a adaptar-se para responder às exigências da era – uma época em que enfrentamos grandes mudanças na forma como a tecnologia é criada, gerida, analisada e consumida.
A digitalização dos negócios é uma mudança de paradigma que acontece em conjunto com a era do “mais” – mais pessoas a utilizar mais tecnologia em mais locais, em mais dispositivos, durante mais tempo.
Isto pode ser mais fácil para as empresas mais jovens nascidas durante a era tecnológica. Mas para as organizações que têm processos empresariais de longa data ou que simplesmente nunca precisaram de recorrer à tecnologia, esta mudança é significativa e intimidante.
Os profissionais de TI estão a testemunhar o impacto da transformação digital de uma perspetiva única: estão a vê-la de perto e pessoalmente.
A proliferação da tecnologia significa que há mais complexidade para gerir, e o elevado papel da tecnologia nas empresas significa que o impacto e o resultado dos serviços de TI nunca foram tão visíveis ou valorizados. Por exemplo:
- Os dispositivos móveis e as suas aplicações alimentam novas expectativas dos colaboradores, que desejam que as opções de self-service e on-demand funcionem.
- A computação em nuvem redesenhou as fronteiras tradicionais com novos modelos de aquisição, implementação, suporte e gestão.
- A infraestrutura e a maquinaria empresarial, que não são tradicionalmente consideradas TI, estão a tornar-se mais inovadoras, habilitadas para redes e parte de uma Internet das Coisas (IoT) em constante expansão.
Como resultado, as prioridades de TI estão a mudar e é necessário encontrar um equilíbrio entre os novos métodos e as abordagens tradicionais para gerir a enorme escala do desafio da transformação digital.
A transformação digital já não é uma opção. Passar pela DX está a tornar-se necessário, principalmente após a pandemia global, que expandiu os negócios como os conhecemos. Na verdade, de acordo com o Inquérito de Impacto Empresarial da Pandemia de 2020, realizado pelo gigante da pesquisa de dados IDG, a dependência das tecnologias digitais para as empresas nunca foi tão crucial.
Com tantas pessoas a depender da tecnologia para o trabalho, a escola e para se manterem ligadas à família, esta importante iniciativa estratégica está a revelar-se uma prioridade para as organizações que ainda não iniciaram a sua própria transformação.
Domínios da Transformação Digital
Se a natureza abrangente da transformação digital parece um pouco esmagadora, não o culpamos. Felizmente, podemos dividir a transformação digital em três áreas principais:
- Transformar processos e cultura de negócio
- Transformar sistemas internos de TI
- Transformar o acesso digital orientado para o consumidor
Quando olhamos para o DX através destas três áreas, pode começar a parecer mais tangível.
Criar uma Estratégia de Transformação Digital
A TI é fundamental para o sucesso de um programa de transformação digital eficaz. Com tanta dependência da tecnologia para o sucesso futuro do negócio, a TI encontra-se na difícil posição de se destacar em todas as dimensões.
Os serviços inovadores que proporcionam à empresa uma vantagem competitiva devem também ser sólidos, económicos e seguros. Devem ser simples de auditar, fornecer insights de negócio e melhorar continuamente para atingir os objetivos de negócio.
Para muitos, isto introduz uma tensão entre a necessidade de transformar o negócio através da inovação e o trabalho menos glamoroso de manter as luzes acesas e ter uma plataforma operacional eficaz. É necessário definir uma base para a transformação digital que permita às TI gerir as complexidades atuais e futuras que a transformação digital apresenta.
Boas Práticas de Transformação Digital
Então, está convencido de que está na hora de mudar. Mas por onde se começa?
Estas serão diferentes para cada setor e empresa, existindo algumas orientações gerais quando se analisam as melhores práticas para a adoção da transformação digital:
Create the Right Business Strategy
O primeiro passo é estabelecer objetivos concretos e realistas para a estratégia digital global. Comece por compreender o estado atual de maturidade digitalda sua organização e delineie onde quer chegar.
Utilize uma Estrutura (Framework) de Transformação Digital
Uma estrutura de transformação digital é uma ferramenta que orienta todos os departamentos e níveis de trabalho ao longo da jornada. Quando executado corretamente, ajuda a:
- Certifique-se de que nenhuma área da empresa é deixada sem supervisão durante os períodos de mudança.
- Mantenha todas as partes alinhadas com a visão geral do negócio.
As estruturas bem-sucedidas permitem a estratégia de negócio, ao mesmo tempo que fornecem roteiros que permitem a uma organização evoluir e ter sucesso nas condições de mercado em rápida mudança. Estas estruturas fazem isso fornecendo uma forma de:
- Crie benchmarks tangíveis, métricas significativas e indicações claras de progresso
- Identifique as áreas que requerem mais atenção ou que podem ser utilizadas para um maior crescimento.
Utilize as Competências Atuais e os Membros da Equipa
Contratar consultores externos pode ser uma opção eficiente para algumas organizações, mas corre o risco de obter a adesão crucial dos colaboradores internos.
Para muitas organizações, tirar partido dos colaboradores atuais é benéfico: são as pessoas que já estão conscientes dos desafios empresariais únicos da sua empresa. (Os seus colaboradores atuais são as mesmas pessoas que compreendem perfeitamente quais as áreas que necessitam de mudanças imediatas.)
(Considere a designação do Diretor de Transformação.)
Compreenda os Desejos e Necessidades do Utilizador Final
Certamente, a transformação digital afetará muito a sua empresa. No entanto, o seu sucesso global depende dos utilizadores finais. Estão de acordo com essas mudanças? Estão a adotar a tecnologia e os serviços à medida que se transforma?
É importante compreender os desejos e necessidades dos clientes. Quais são os seus desafios específicos? Que soluções preferem? Que canais usam?
(Considere também as tendências de transformação digital para ideias.)
Desenhe Uma Experiência Envolvente Para os Colaboradores
O próximo passo é focar-se na criação de uma iniciativa que envolva e capacite os membros da equipa.
Ao estabelecer fortes controlos de governação, ao fornecer soluções que podem ajudar a facilitar as tarefas manuais e ao oferecer melhorias que procuram especificamente, os colaboradores têm mais probabilidades de não só aderir à nova transformação, mas também de prosperar.
Colabore estrategicamente
Muitas empresas alcançaram com sucesso a transformação digital e muitos consultores de confiança têm experiência nesta área. Para fazer uma transição mais eficaz, utilize estas parcerias, alcançando fornecedores de tecnologia e outros parceiros em mercados empresariais e setores verticais semelhantes.
É claro que o conhecimento merecido também está disponível nos media: desde white papers e blogues como este até à nossa coleção de livros essenciais sobre transformação digital.
Avaliar e realinhar
À medida que a transformação começa, reserve tempo suficiente para ouvir os colaboradores e os clientes sobre o que está a funcionar e o que não está. As coisas podem precisar de mudar para acompanhar o mercado e, dependendo do negócio específico, pode haver melhores formas de abordar as tarefas.
Esteja aberto a fazer alterações de acordo com indicadores e métricas de desempenho específicos. Veja qualquer transformação como um processo contínuo de melhoria contínua.
Transformação digital para a empresa moderna
A transformação digital bem-sucedida está ao nosso alcance. A adoção da transformação digital pode ser contínua e bem-sucedida, seguindo as melhores práticas e apoiando-se nas competências e conhecimentos dos atuais membros da equipa.
Guia Completo Para a Transformação Digital